Teresina, 26 de Junho de 2017

Você está em » Notícias

Prefeitura realiza blitz para conscientizar motoristas sobre cágados

14/03/2017 - 13h03

A Prefeitura de Teresina, através do Programa Lagoas do Norte, realiza, na manhã desta quarta-feira (15), blitz educativa para conscientizar motoristas sobre a importância e a preservação dos cágados de barbicha. A ação acontece a partir das 7h na Avenida Boa Esperança.

O cágado de barbicha é uma espécie comum na região das lagoas e no entorno do Parque Lagoas do Norte. Durante o período chuvoso, os cágados conseguem subir na margem e atravessar as ruas e avenidas.

“Quando eles conseguem sair das lagoas, geralmente se perdem e não conseguem mais voltar. Assim, muitos deles acabam sendo atropelados ou morrendo nas ruas. Ao fazer essa blitz, nossa intenção é alertar aos motoristas para que tenham cuidado ao transitar pela Avenida Boa Esperança e nas ruas que ficam próximas às lagoas. Dessa forma, queremos reduzir o número de animais que são atropelados”, afirma a bióloga e educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira.

Ela explica que o cágado é uma espécie importante para o equilíbrio do meio ambiente. “Esses animais são importantes no ecossistema da lagoa. Por isso, é preciso que a população que mora aqui no entorno e que também trafega pela região se sensibilize e contribua para preservar essa espécie”, finaliza.

A blitz educativa acontece próximo à sede da administração do Parque Lagoas do Norte.