Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Você está em » Destaques

Propostas de mobilidade urbana discutidas no Fórum Novo Centro Teresina são analisadas

09/10/2017 - 15h10
CENTRO

Em continuidade aos debates sobre a elaboração do plano de ação para a reestruturação do Centro de Teresina, técnicos da Prefeitura de Teresina iniciaram, nesta segunda-feira (09), os estudos das propostas realizadas durante o Fórum Novo Centro Teresina, realizado em setembro deste ano.

Na primeira reunião após o Fórum, foram tratados os temas relativos à oficina de mobilidade urbana. A equipe de coordenação apresentou um diagnóstico e algumas propostas para a solução dos problemas relativos à mobilidade urbana, como o transporte individual – carros, motos e bicicletas –, transporte coletivo, as condições de caminhabilidade no Centro e estacionamento.

Entre as propostas analisadas, estão: a criação de ciclofaixa no Centro, implantação de ciclorota, que é um espaço compartilhado entre pedestres e ciclistas, além da ampliação das ruas do tipo calçadão.

Segundo o superintendente da SDU Centro/Norte, José João Braga, a intenção após o acontecimento do Fórum é a discussão e definição das intervenções que vão resultar na elaboração do Plano de Ação para a Requalificação do Centro de Teresina.

“Temos como direcionamento as propostas que foram feitas pelos participantes do Fórum. Nesta primeira reunião, discutimos as sugestões buscando a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de veículos e pedestres, tornando o Centro da cidade atraente e confortável para pedestres. Após essas reuniões de alinhamento, o plano de ação será finalizado para que, posteriormente, sejam iniciadas ações que demandam espaço de tempo menor e planejadas aquelas a longo prazo”, enfatizou.

Participaram da reunião, além de representantes da SDU Centro/Norte, a Superintendência Municipal de Transportes Públicos e Trânsito (Strans), Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias (Semcop) e Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

FONTE: SDU CENTRO/NORTE