Teresina, 26 de Junho de 2017

RUA - portaria

RUA - inscrição

Edição 2016

A edição 2016 do Concurso Cultural Se Essa Rua Fosse Minha homenageou 108 cidadãos que ajudaram a construir a história de Teresina. O evento ocorreu no dia 31/08/2016 no Teatro 4 de Setembro e contou com presença dos familiares dos homenageados.

Os nomes dos novos logradouros públicos foram sugeridos por meio da participação popular na edição 2015 Concurso Cultural Se Essa Rua Fosse Minha. Pelas regras do concurso, o cidadão sugere o nome da pessoa a ser homenageada. As sugestões são validadas por uma comissão, de acordo com os critérios legais, e a Prefeitura realiza um sorteio para definir a localização de cada rua. Depois, é elaborado um projeto de lei, que segue para aprovação da Câmara Municipal e, em seguida, para sanção do prefeito.

Edição 2015

A edição 2015 do Concurso Cultural Se Essa Rua Fosse Minha homenageou 156 cidadãos que ajudaram a construir a história de Teresina. O evento ocorreu no dia 19/08/2015 no Auditório Ipê e contou com presença dos familiares dos homenageados.

Rua 2015 - 1

“Essa é a noite do reconhecimento. Um momento de reflexão, comemoração e, sobretudo, de respeito pelas pessoas que construíram a cidade. Cada homenageado é parte da história de Teresina. Nenhum dos nossos esforços é individual. Não construímos nada sozinhos. Essa noite representa a gratidão da cidade a cada cidadão homenageado e a suas famílias. A iniciativa da homenagem parte da própria cidade, pelas mãos de seus filhos, que sugerem os nomes das pessoas a serem homenageadas. O Se Essa Rua Fosse Minha é um processo democrático e inclusivo, uma oportunidade para que as famílias e toda a sociedade sugiram nomes e registrem sua contribuição na história de Teresina, abrindo espaços urbanos da cidade para homenagear aqueles que ajudaram a construí-la”, observou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

Para baixar a relação dos novos logradouros e homenageados clique aqui.   Para acessar a reportagem e mais fotos sobre o eventos clique aqui.

Edição 2014

Aconteceu na noite de 27/08/2014, no Theresina Hall, dentro da programação do aniversário da cidade, a solenidade “Se Essa Rua Fosse Minha”, de denominação de novas avenidas, ruas e logradouros de Teresina. A solenidade reuniu autoridades municipais e familiares e amigos dos homenageados.

O concurso cultural, lançado em agosto de 2013, foi realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), após constatação de dificuldades da Agespisa, Eletrobrás, Correios e até mesmo do executivo municipal em localizar residências devido a duplicidade ou a ausência da nomenclatura em algumas ruas e avenidas. Através da internet, os cidadãos puderam enviar sugestões de nomes, que passaram por uma avaliação, através de uma Comissão Especial e, em seguida, um sorteio, para finalmente irem para as placas nas ruas. Trezentos e dezenove nomes foram selecionados.

Washington Bonfim, secretário da Semplan, explicou sobre o processo de escolha dos nomes. “Esse concurso foi o mais democrático possível. Após avaliação da Comissão Especial e do sorteio de definição, cada via recebeu o nome do homenageado e, em seguida, foi encaminhado à Câmara Municipal, em forma de projeto de lei. A partir de agora, cada homenageado fará parte definidamente da história de nossa cidade”, disse Bonfim.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, fez a entrega simbólica de 13 placas para a família de alguns dos homenageados. “Essa é uma justa homenagem para aqueles que estão dentro da alma dos teresinenses, para todos aqueles que ajudaram a construir a história de nossa cidade, pessoas das quais temos orgulho e queremos imortalizar. Esperamos que suas histórias de luta e dedicação possam servir de inspiração para todos nós”, disse.

Marília Costa Sousa, filha do homenageado Raimundo Nonato da Costa, mais conhecido como Costinha, fotógrafo da Prefeitura por mais de duas décadas e falecido em agosto de 2012, falou emocionada da homenagem recebida. “Hoje é um dia feliz para mim e para minha família. Apesar da saudade que sentimos todos os dias, hoje estamos felizes em receber esse reconhecimento por tantos anos de dedicação do meu pai à essa cidade. Ele era um apaixonado por Teresina e certamente merece essa homenagem”.

Para baixar a relação dos nomes dos novos logradouros e os homenageados, clique aqui.

Edição 2014