Teresina, 21 de Novembro de 2017

Você está em » Destaques

Técnicas da PMT trocam experiência sobre cidades inteligentes

06/09/2017 - 17h09
londres

Inserir Teresina em uma rede internacional de pesquisa e práticas em tecnologias digitais para o desenvolvimento urbano sustentável. Com esse objetivo, técnicos da Prefeitura de Teresina participam do simpósio “De quem é o direito às cidades inteligentes”?, organizado pela Universidade de Londres. O evento reúne profissionais e pesquisadores da área de arquitetura, planejamento urbano, computação e política urbana.

“Estamos representando Teresina em uma rede de pesquisa sobre cidades inteligente, com foco em cidadania e direito à cidade. Estamos trocando informações sobre os desafios do governo aberto e do uso de tecnologias digitais em cidades de países em desenvolvimento. Vamos reunir contribuições de pesquisadores e grupos sociais do Reino Unido e da Índia”, conta a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Flávia Maia.

Além de buscar experiências de outros países, Teresina também irá apresentar sua proposta de governo aberto. Na próxima segunda-feira (11), dentro da programação do simpósio, será apresentada a Agenda Teresina 2030, documento que apresenta diretrizes que estão guiando o crescimento urbano, econômico e social da cidade, em Londres.

“A administração municipal vem desenvolvendo estratégia de governo aberto para a cidade, dando mais transparência e permitindo que a população possa acessar e compreender os dados. Nesse simpósio, estamos tendo a oportunidade de apresentar nosso trabalho e articular parcerias para fortalecer a governança em Teresina através do uso de dados abertos. Isso pode permitir também uma melhor gestão da cidade tento o cidadão como protagonista”, afirma a coordenadora da Agenda 2030, Gabriela Uchoa.