SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 23 de Agosto de 2017

Você está em » Destaques

Técnicos da PMT conhecem sistema de aprovação de projetos on-line de Campinas

13/03/2017 - 16h03
CAMPINAS

Técnicos das Secretarias Municipais de Planejamento e Coordenação (Semplan) e de Finanças (Semf) estiveram em Campinas para conhecer o Semurb On-Line, sistema de aprovação de projetos de obras via web. A intenção é pesquisar experiências bem-sucedidas relacionadas à uniformização e à informatização de processos.

 

A Prefeitura de Teresina vem estudando a implantação de um sistema para aprovação de projetos on-line. A partir do sistema, será possível encaminhar os pedidos de licença para construção, por exemplo, via internet, acompanhá-los e obter a aprovação.

 

“A administração municipal vem estudando a implantação desse sistema, que vai dar mais celeridade, comodidade e segurança jurídica para quem quer obter licença para construir um imóvel. A experiência de Campinas com o Semurb On-Line é boa e nós ajudará nessa fase de estudo e de futura implementação”, afirma a secretaria executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, que esteve na cidade paulista e pôde, além de conhecer o sistema on-line para aprovação de projetos, trocar experiência com o secretário de Planejamento e Urbanismo (SMPU), Carlos Augusto Santoro.

 

Em Campinas, o Semurb On-Line está disponível para novas construções unifamiliares, unidades multifamiliares horizontais, ampliação para essas duas tipologias, demolição parcial, demolição total, reforma com demolição parcial e pequena reforma. As solicitações referentes à aprovação de projetos são encaminhadas à Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

Para Teresina, de acordo com Jhamille Almeida, a intenção é que o sistema abranja também as construções comerciais e outros procedimentos, como as licenças ambientais. “Nossa ideia é fazer um sistema mais abrangente, incluindo todas as licenças da Prefeitura de Teresina, um único check list, de forma a oferecer ao munícipe mais comodidade”, finaliza.