Teresina, 23 de Abril de 2018

Você está em » Destaques

Técnicos da PMT participam de oficina sobre Objetivos do Milênio

26/11/2014 - 12h11

Na última segunda e terça-feira, dias 24 e 25, técnicos de vários órgãos da Prefeitura de Teresina participaram de uma oficina sobre os Indicadores Do Milênio e Cidades Sustentáveis, que aconteceu no auditório da Semtcas.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgiram da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no ano 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Os oito objetivos do milênio são: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Teresina aderiu ao programa e já desenvolve diversas ações para a melhoria dos índices e, para alinhar a estratégia de monitoramento, foi realizada a Oficina Indicadores ODM e Agenda de Compromissos destinado às áreas técnicas da Prefeitura de Teresina, visando o acompanhamento dos resultados das ações do municípios para o alcance das metas do milênio e o programa cidades sustentáveis, ambos da ONU – Organização das Nações Unidas.

O evento, promovido em parceria entre o Núcleo ODM Piauí e Prefeitura de Teresina/SEMPLAN teve como facilitadores Diva Irene e Yara Prates, do SESI Paraná, e contou com apoio do SESI Paraná e Secretaria Geral da Presidência da República.