Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Técnicos da Semplan discutem elaboração do PPA e da LOA

15/05/2017 - 13h05
DSC02035

Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (15), para discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2018-2018) e da Lei Orçamentária Anual 2018. Os dois projetos de lei devem ser elaborados e encaminhados até agosto para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.

O PPA define as diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos. Enquanto isso, a LOA apresenta a previsão de receitas e despesas para o próximo ano.

O coordenador geral de orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Eduardo Speeden, explica que, assim como a Semplan, os demais órgãos da administração municipal também estão fazendo reuniões para discutir a elaboração dos dois instrumentos orçamentários.

“No primeiro momento, realizamos oficinas com os órgãos para explicar a metodologia. Agora, cada um está fazendo seu planejamento interno. Hoje, reunimos técnicos de cada uma das secretarias executivas para iniciarmos as discussões das ações que serão prioritárias para os próximos anos”, afirma.

Ao final das discussões, cada órgão irá apresentar suas prioridades, que serão somadas as ideias propostas pela população, através do Teresina Participativa. Estas serão transformados em metas e ações que irão constar tanto no PPA quanto na LOA.

Teresina Participativa
A participação popular na elaboração do Plano Plurianual começou durante o Fórum Teresina Participativa, realizado em abril. Até o dia 31 de maio, a população pode continuar enviando suas sugestões através do aplicativo Colab.re – disponível para Android e iOS – ou do site Teresinaparticipativa.com.br.