SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 21 de Novembro de 2017

Teresina Competitiva

 

CONTEXTO DO PROJETO:

 

“Cresce mais quem conhece suas potencialidades”. É com esse tema que o programa Teresina Competitiva será implantado na capital.

 

Teresina Competitiva é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, financiado pelo Banco Mundial, e tem a sua execução realizada pelas secretarias municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e a empresa licitada Cluster Consulting.

 

Na prática, a consultoria estratégica atua em apoiar governos e instituições no desenvolvimento econômico das regiões melhorando sua competitividade e inovação por meio do trabalho com clusters (conjunto de empresas e instituições num mesmo negócio, que colaboram entre si e se desenvolvem mais rapidamente).

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aluísio Sampaio, explica que durante o lançamento os empresários terão uma programação com palestras proferidas por convidados e integrantes da Cluster Consulting, onde poderão conhecer como funciona a execução do programa de clusters em Minas Gerais e seus benefícios em prol da competitividade das empresas.

 

“Nosso trabalho consistirá em identificar, caracterizar, priorizar e definir uma estratégia de desenvolvimento dos clusters, também chamados de arranjos produtivos, visando incrementar a competitividade e inovação e, finalmente, o desenvolvimento econômico da região. Dessa forma, o município terá uma visão clara de quais setores têm maior potencial de gerar crescimento da renda e do emprego na cidade e estabelecer uma estratégia para investir neles”, explica Carlos Tarrasón, diretor da Cluster Consulting.

 

O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação – SEMPLAN , e seguiu com palestras ministradas pelos convidados: Carlos Tarrasón, diretor da Cluster Consulting, Marise Xavier Brandão, ex-gerente do Sebrae-MG, e Bruno Magalhães Figueiredo, diretor do Sindsorvete MG e diretor da FIEMG.

 

O economista e consultor do programa Lagoas do Norte, Raimundo Caminha, disse que o plano estratégico é de médio e longo prazo. No entanto, os empresários já terão os primeiros resultados em agosto deste ano. “Serão desenvolvidos planos estratégicos de curto e médio prazo a partir das pesquisas elaboradas pela empresa contratada, que serão apresentados em evento público no dia 31 de agosto”, explicou o consultor.

 

Programação de lançamento:

 

  • Abertura – Washington Bonfim, a Cidade que Temos.
  • Apresentação do Projeto Teresina Competitiva e exemplos de “Como Melhorar a Competitividade da Região a partir do Trabalho com Clusters”- Carlos Tarrasón, Diretor da empresa Cluster Consulting e palestrante Internacional;
  • “Experiência de Desenvolvimento Empresarial por meio da Política de Clusters em MG” Empresária Marise Xavier Brandão – ex-gerente do SEBRAE-MG (Implantou a política de APLs industriais e participou do programa de clusters do BID em MG);
  • “Benefícios e Resultados através do Projeto de Melhoria da Competitividade no cluster de sorvetes”, Empresário Bruno Magalhães Figueiredo – Diretor do Sindsorvete MG e Diretor adjunto da FIEMG.

 

Para baixar as palestras: 

 

TC - Cidade


TC - Projeto


TC - Sebrae MG


   TC - Sindsorvete

Atualizado em 07/06/2017.