Teresina, 23 de Maio de 2017

Van da participação: Prefeitura ouve população na Praça Rio Branco

16/05/2017 - 11h05
6

Incentivar a população e ouvi-la para a construção do planejamento da cidade. Com esse objetivo a “van participativa” esteve, na manhã desta terça-feira (16), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina. Quem passou pelo espaço público pôde dar sua contribuição para elaboração do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e para o Plano Plurianual (PPA 2018-2021).

A “van da participação” faz parte da mobilização do Teresina Participativa e irá percorrer, até o dia 31 de maio, diferentes pontos da cidade, como parques, praças, mercados e universidades para ouvir a população. Amanhã (17), a mobilização acontece na Praça Saraiva, das 9h às 11h, e no CEU Vieira Toranga, no Parque Stael, na zona Norte, das 17h às 19h.

Na manhã desta terça-feira, o aposentado José Fontana, de 74 anos, tirou dez minutos para responder ao questionário interativo e dar sua contribuição para o futuro da cidade. “É uma iniciativa muito boa da prefeitura de vir até aqui e ouvir a população”, disse o morador do bairro Marquês, na zona Norte de Teresina, revelando sua sugestão: “É preciso que haja mais incentivo ao desporto e ao lazer para as crianças e jovens”.

José Paulino, de 54 anos, destacou que, ao ouvir os teresinenses, a administração municipal pode melhor alocar os recursos. “Quando ela sabe onde há necessidade, a gente espera que os recursos sejam melhor direcionador”, comentou o morador da Vila da Paz, na zona Sul da capital piauiense.

De acordo com a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, a intenção é ouvir o maior número de pessoas e, assim, deixar o Plano Diretor mais rico.

“Vamos percorrer, ao longo desses dias, os espaços públicos de grande circulação para sensibilizar as pessoas e mostrar a importância da participação delas nesse processo de construção do planejamento da cidade. Queremos ouvir pessoas de bairros, regiões diferentes e com vivências diferentes. Por isso, escolhemos os pontos de maior movimentação em diversas regiões da cidade. Quanto mais vivência tivermos, mais rico o nosso planejamento ficará”, destaca a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

Teresina Participativa

A população pode dar sua sugestão e ajudar a construir o futuro de Teresina até o dia 31 de maio. Para isso, basta baixar o aplicativo Colab.re, disponível para Android e iOS, e fazer o cadastro. O questionário também poder ser respondido pelo navegador no desktop, através do site teresinaparticipativa.com.br.

Pelo aplicativo, a população responde ao questionário interativo e apresenta sua ideia sobre o que deseja para o futuro de Teresina, a partir de questões sobre educação, saúde, segurança, moradia e infraestrutura.