Cerca de 100 empreendedores da zona Norte de Teresina participaram ontem (19) da aula inaugural do curso Gestão em Negócios, promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio de parceria entre o Programa Lagoas do Norte e a Fundação Wall Ferraz.

A capacitação, voltada para trabalhadores dos diversos ramos comerciais empreendidos na região do Programa Lagoas do Norte, tem por objetivo oportunizar qualificação profissional, inovando as técnicas de comercialização e capacitando os empreendedores para atendimento às demandas do mercado local e acompanhamento das tendências do mercado consumidor.

“O Lagoas do Norte é um programa amplo, com componentes de modernização administrativa, de requalificação urbana e ambiental e de capacitação laboral para o desenvolvimento econômico da região. A Prefeitura de Teresina tem realizado inúmeros investimentos por meio do Programa Lagoas do Norte e agora, com a capacitação dos empreendedores, iremos fomentar e qualificar a geração de renda dos comerciantes e demais empreendedores do entorno da área do Programa. Iniciamos com esse curso de gestão em negócios e já temos outros programados, de forma a aparelhar os trabalhadores para identificar e aproveitar bem as oportunidades de negócios que os investimentos e aparelhamento público criaram”, explicou Carlos Layron, sub-coordenador do Programa Lagoas do Norte.

Wilton Douglas tem 22 anos e é filho de comerciante da região do bairro São Joaquim. Matriculou-se no curso Gestão em Negócios com o objetivo de ajudar a família. “Eu não pretendo ser comerciante, mas entendo que posso aprender com o curso e ajudar meu pai a ampliar seus lucros no bar e mercearia que ele possui. Além disso, o que eu adquirir de conhecimento, servirá a mim mesmo em qualquer profissão. Sou jovem e sei que o mercado de trabalho é muito exigente. Não perderei a oportunidade de me qualificar”, declarou.

Desenvolvimento econômico

A capacitação dos empreendedores abordará temas como técnicas de vendas e atendimento ao cliente, motivação, marketing, competitividade, ética solidária e comunicação, e será supervisionada pela Fundação Wall Ferraz.

Para a presidente da Fundação Wall Ferraz, Aparecida Caland, o curso de Gestão em Negócios atende à demanda do mercado, cada vez mais exigente: “O Parque Lagoas do Norte, por si só, atrai muitos turistas locais e de outras cidades, mas esses turistas exigem qualidade nos produtos e no atendimento. Por isso a importância de qualificar os profissionais, para que eles gerem novas oportunidades de negócios e desenvolvam ainda mais a sua comunidade, aproveitando o fluxo gerado pelo Parque. Os cursos são gratuitos e possuem conteúdo programático atualizado e instrutores com saber reconhecido, o que garante ao empreendedor o acesso ao que há de mais moderno na área da capacitação”, frisou.

Durante a aula inaugural do curso Gestão em Negócios, o economista Gutemberg Ferreira, um dos instrutores da capacitação, ressaltou a necessidade de identificar e aproveitar as oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Teresina: “O poder público tem feito investimentos em obras físicas e também na capacitação de pessoal. Agora, é a hora de os empreendedores fazerem a sua parte, que é aproveitar esse investimento em capacitação para adquirir mais conhecimento e otimizar a gestão de seu pequeno negócio. O curso possui duração média de 02 meses, mas o conhecimento é permanente. O investimento nas obras físicas redimensionou a região das lagoas para a cidade, transformando-a seguramente no ponto mais bonito de Teresina. É necessário agora cuidar desse espaço de geração de negócios e torná-lo cada vez mais atrativo, identificando as oportunidades e garantindo melhores condições socioeconômicas para toda a comunidade. É preciso entender que se o meu entorno se desenvolve, eu devo acompanhar esse desenvolvimento; devo perceber as necessidades dos meus consumidores, atendê-los bem e fidelizá-los”, encerrou.