A educação ambiental é uma vertente trabalhada diariamente pelo Programa Lagoas do Norte junto à população da zona Norte de Teresina. Após um diagnóstico de desperdício de água na Escola Municipal Antonio Gayoso, a equipe de educação ambiental do programa levou conhecimento teórico e prático às turmas de 6º ano.

“O projeto começa com um diagnóstico na escola sobre os aspectos ambientais que precisam ser trabalhados. Lá, constatamos que havia um desperdício de água principalmente nos banheiros e bebedouros. Fizemos toda uma apresentação teórica do que é a água, a captação e o tratamento. A segunda etapa que proporcionamos foi o passeio à Estação de Tratamento de Água da zona sul”, relata Márcia Alencar, educadora ambiental do PLN.

A intenção, segundo a educadora, é mostrar aos alunos todo o processo de tratamento da água para que eles vejam a complexidade e tudo que está envolvido, percebendo o quanto o desperdício é prejudicial. “O olhar das crianças quando saíram de lá foi totalmente diferente. Às vezes a gente fala para a criança proteger e cuidar, mas outra coisa é quando você mostra na prática esse processo”, destaca.

A aluna Lorrany de Oliveira Nunes, de 12 anos, avaliou a experiência. “Gostei muito da aula, porque a gente viu a importância da água, de preservá-la e vimos também as etapas de tratamento até que ela chegue em nossas casas”, afirmou.

O professor Jocielson, que ministra a disciplina de Ciências da Natureza para os alunos, destaca a importância de uma atividade prática. “Sabemos que é muito importante essa conscientização e essa mobilização na escola. As crianças são as protagonistas. Elas levam o que aprendem aqui para dentro de casa. Hoje os alunos puderam ver como ocorre o tratamento e perceberam que não podemos desperdiçar água, porque quanto menos a gente desperdiça, menor o gasto”, disse.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).