A equipe da Agenda Teresina 2030, departamento da Prefeitura de Teresina vinculado à SEMPLAN, participou do The Vejo na Ponte na noite deste domingo lançando o aplicativo MUV (Mobility Urban Values), que confere pontos para quem adota meios de transporte sustentáveis. Além de tirar dúvidas no stand, quem baixou o aplicativo participou de sorteios de brindes dos parceiros comerciais desta iniciativa.

Mais de uma centena de pessoas passaram pelo stand do MUV no estacionamento da ponte estaiada, tirando dúvidas, participando de jogos, conhecendo a estratégia e os objetivos do aplicativo e, claro, baixando em seus celulares. Quem fazia o download recebia um cupom para participar do sorteio de brindes, no qual um dos ganhadores foi o jovem Pedro Leal, que conheceu a iniciativa durante o evento.

“Me atraiu pelo objetivo do aplicativo ser de proteção ao meio ambiente e é muito bom, pois vai incentivando as pessoas a pontuarem e trocarem os pontos por mais prêmios”, contou Pedro, que ganhou uma cesta de produtos naturais.

“Achei muito interessante a iniciativa, uma coisa nossa, de Teresina, e que nos ajuda a monitorar o que estamos fazendo. Essa estratégia dos pontos estimula até a competição entre os amigos, de uma forma que vai ajudar o meio ambiente”, disse o fotógrafo Yago Almeida, outro frequentador do stand a baixar o aplicativo.

Este foi o lançamento oficial do MUV, apesar de o download já estar disponível para celulares Android e IoS há alguns meses, em versão beta. Para a urbanista Mariana Fiúza, o evento serviu para que mais pessoas conhecessem a iniciativa e despertassem a curiosidade para a mobilidade sustentável.

“A receptividade do público foi muito boa. Tivemos um bom movimento no nosso stand, muitas pessoas baixaram o aplicativo, tiraram dúvidas com a gente e também recebemos muitos comentários sobre essa estratégia de gamificação, que as pessoas percebem como um bom estímulo para adotarem práticas mais sustentáveis que vão contribuir com a cidade”, afirmou.

MUV

O objetivo do MUV é estimular as pessoas a se locomoverem mais a pé, de bicicleta ou transporte público, premiando quem faz uso de uma mobilidade mais sustentável. O app, que está sendo implantado na capital piauiense pela Prefeitura de Teresina, trabalhará em parceria com estabelecimentos comerciais de toda a cidade, que trocarão os pontos dos usuários por brindes, como descontos, produtos etc. O download já pode ser feito através da Apple Store ou na Play Store.

O evento

A 2ª edição do Festival The Vejo na Ponte começou neste domingo (7) e acontecerá novamente nos próximos dois fins de semana, no Complexo Turístico Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina. São esperadas quatro mil pessoas durante cada dia do festival, de acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

O festival, que tem como proposta ser atividade cultural nos meses de férias em Teresina, vai reunir vários nomes importantes da música local. O objetivo é valorizar os artistas da terra e oferecer alternativas de qualidade para entretenimento, gastronomia, além de levar a população de Teresina a frequentar mais os atrativos turísticos da capital.