O workshop “Stadslab Master Class”, que pretende capacitar profissionais para a elaboração de projetos de enfrentamento às mudanças climáticas com enfoque no empoderamento feminino, teve o período de inscrições prolongado. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente enviando o formulário preenchido e uma carta de motivação para semplan.agenda2030@gmail.com até o dia 31 de agosto.

O evento é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina e a universidade holandesa Fontys University, especializada em intervenções urbanas. A capacitação acontece de 13 a 18 de outubro e faz parte do programa Mulheres Pelo Clima, desenvolvido pela Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) que trabalha com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Serão 30 vagas, sendo 15 para profissionais locais e 15 para profissionais de outros estados e países, sendo necessário o domínio da língua inglesa para participar. O programa envolve aulas, visitas de campo e trabalhos em equipe. Os participantes serão selecionados com base nos seus currículos, no conteúdo da carta e ordem de inscrição. Um e-mail será enviado para notificar as pessoas selecionadas.

Teresina será a primeira cidade da América Latina a sediar este workshop. O projeto pretende evidenciar os desafios e oportunidades a grupos de meninas e mulheres no enfrentamento da crise socioambiental, em um contexto de clima extremamente quente. Além disso, busca aproximar e desenvolver relações de confiança entre jovens arquitetos, profissionais de áreas relacionadas e a comunidade local. A ideia é promover a liderança feminina em comunidades vulneráveis, como uma medida de adaptação aos riscos e ameaças associados às mudanças climáticas.

Para baixar o formulário de inscrição, clique aqui.