Milhares de pessoas participaram na noite de quinta-feira (29) da solenidade de entrega das placas comemorativas do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”. O evento, que faz parte do mês de comemorações do aniversário de Teresina, aconteceu no Theresina Hall e reuniu amigos e familiares dos homenageados, que receberam uma lembrança em forma de placa de rua com o nome dos entes queridos que agora batizam vias e logradouros públicos da cidade.

A solenidade começou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, que encantou a todos com músicas clássicas e canções famosas da MPB, emocionando os presentes. Com participação do cantor Quaresma, a orquestra tocou também o hino de Teresina, encerrando sua apresentação. Na sequência, discursaram o professor universitário Nelson Juliano, representando todas as famílias de homenageados; o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga; o vereador Ítalo Barros, representando a Câmara Municipal de Teresina, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

“Teresina completou 167 anos no último dia 16 de agosto. Como todo aniversário, é um momento importante para que possamos celebrar a nossa vida e aquilo que foi construído ao longo do tempo, e, ao mesmo tempo, é um momento para que possamos olhar para o futuro”, afirmou Firmino.

No momento de entrega das placas, sempre marcado pela emoção, os familiares foram chamados em grupos de dez para receber cada um a placa comemorativa das mãos do prefeito, comovendo os presentes que viam seus entes queridos serem lembrados. Nesta edição, foram 264 pessoas homenageadas.

“Cada homenagem, cada nome de rua, conta um pequeno pedaço da história de Teresina, revela o que nós somos. Por isso, é muito justa essa homenagem, repetida ano a ano, a quem já nos deixou e que marcou a história da cidade, que nós registramos nessas placas como um ritual de devoção à cidade”, afirmou o professor Nelson Juliano, filho do homenageado Matias Matos.

“É emocionante para nós, como família, estar participando desse momento especial com os nossos entes queridos recebendo essa homenagem. Só podemos agradecer ao projeto, por esse sentimento”, completou Marília Rochelly, filha do homenageado Antônio Zilmar.

“Esse projeto é um grande orgulho para toda a equipe da SEMPLAN e da Prefeitura de Teresina, por transformar um serviço trivial como o processo de nomeação de ruas em algo bonito e emocionante, uma homenagem merecida a pessoas que nos deixaram, mas também marcaram a história da nossa cidade”, conclui o secretário de Planejamento, José João Braga.