Nesta última quarta (04), 28 escolas do entorno do Parque Lagoas do Norte participaram de um desfile cívico militar em alusão ao Dia da Independência do Brasil. O evento foi uma parceria entre o Programa Lagoas do Norte (PLN), a 4 ª Gerência de Educação do Estado, o 9º Batalhão de Polícia Militar e a Prefeitura de Teresina. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam a parada.

Dentro desse número, três mil eram alunos de diversas escolas, entre públicas e privadas da região. Eles percorreram a Rua Rui Barbosa, do Teatro do Boi ao Mercado do São Joaquim, enaltecendo a cidadania, as riquezas naturais e culturais do Brasil.

Para a diretora da Escola Municipal Nova Brasília, professora Rejane Lopes, o desfile acrescenta conhecimento aos ensinamentos da sala de aula. “Aqui é como se fosse a culminância do que a gente trabalhou na escola, estamos participando desse desfile pela importância cível e de colocar nossos alunos a par de algumas discussões em relação à independência do Brasil. Acredito que o desfile nos leva a outras discussões, como a independência do nosso estado e do nosso município”, comenta.

O estudante, Caio Coelho, diz que o ato cívico possibilita conscientizar as pessoas sobre temas da atualidade, principalmente a paz entre os povos. “A gente estudou no decorrer do ano passado e neste ano a importância da cultura da paz. Creio que fizemos essa caminhada buscando refletir sobre o tema, que tanto faz falta em nossa sociedade hoje em dia”, comentou.

O diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, fala da satisfação em apoiar essa comemoração. “Participar dessa cerimônia, para nós que fazemos o programa Lagoas do Norte, é muito importante. Aqui, além de ter o envolvimento comunitário, temos o envolvimento do berço do conhecimento – a escola. A experiência também traz o resgate do patriotismo e da cidadania, do ser brasileiro, do ser cidadão. Colaborar com esse evento é de fundamental importância para o fortalecimento das nossas relações comunitárias”.