Entre os dias 04 a 06 de setembro servidores municipais de Teresina participaram de treinamento para o uso do software Microstation. Na capacitação foram repassadas instruções sobre o manuseio da ferramenta de desenho 2D, cuja utilização facilita a introdução da Tecnologia Bim entre os engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Teresina. O BIM é uma metodologia de trabalho que busca potencializar a eficiências nos gastos e na execução de obras.

O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Finanças, no Palácio da Cidade, e reuniu 30 servidores técnicos envolvidos com ações para adoção da Tecnologia BIM.

“O treinamento tem o intuito de garantir uma transição. É necessário que os técnicos façam a transição para que eles deixem de utilizar o software atual, um software defasado e com problemas, e passem a adotar o software adquirido em licitação, mais eficiente. Vamos acompanhar a evolução dos técnicos que receberam esse treinamento para garantir a transição definitiva”, esclarece Virginia Moura, coordenadora do Núcleo BIM na Semplan.

Para Ângela Araújo, arquiteta e gerente de projetos da Semplan, o treinamento é “o incentivo para a gente trabalhar no Microstation, que serve para minimizar as dificuldades que temos encontrado no trabalho. É uma forma de incentivo para que possamos permanecer utilizando a plataforma” afirmou.

Entenda o BIM

BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de Informação da Construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz, reduzindo a execução da obra em gastos e tempo.