Começa na próxima segunda-feira (23) a segunda edição do torneio Cidades Sustentáveis, realizado através do aplicativo MUV (Mobility Urban Values). Além da Teresina, estão na disputa diversas cidades europeias, que se enfrentarão em várias rodadas através da soma de pontos dos usuários de cada cidade, que pontuam conforme usam meios de transporte sustentáveis.

Teresina disputará o torneio com: Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Cagliari (Itália), Fundão (Portugal), Ghent (Belgica), Gliwice (Polonia), Helsinque (Finlândia), Katowice (Polonia), Milão (Itália), Munique (Alemanha), Oostende (Bélgica), Palermo (Itália), Roma (Itália), Sabac (Servia) e Sosnowiec (Polônia).

A disputa inicia no dia 23 de setembro e deve ocorrer até dia 08 de dezembro. Cada rodada contabilizará um ponto para a cidade vencedora e, ao fim da disputa, aquela que tiver obtido mais vitórias será consagrada a campeã do Torneio Cidades Sustentáveis. Caso Teresina seja a grande campeã, os três melhores usuários da plataforma serão premiados.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) o desenvolvimento sustentável de uma cidade como Teresina está diretamente ligado ao padrão de deslocamento dos seus habitantes. “A maior parte das cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento é muito favorável ao deslocamento através de veículos privados, ‘o carro de passeio’, que aumenta substancialmente a emissão dos gases do efeito estufa. A estratégia do MUV é incentivar o uso de outros meios de transporte para reduzir essa emissão”, pondera Aécio Ibiapina, coordenador do Aplicativo MUV em Teresina.

O aplicativo está disponível para download sistema operacional IOS e Android, na Apple Store e Google Play, respectivamente.

Incentivo sustentável

O aplicativo MUV foi desenvolvido na Itália para os desafios de sustentabilidade da União Europeia. Ele avalia os valores da mobilidade urbana com o objetivo de incentivar as pessoas a adotarem padrões de deslocamento mais sustentáveis e coletivos nas cidades. Incentiva práticas como: utilizar mais a bicicleta, o transporte público e fazer mais caminhadas. Os usuários também recebem alguns desafios como forma de incentivo, e aqueles que adotarem os modais mais sustentáveis de deslocamento vão acumulando pontos, que serão convertidos em prêmios e descontos com os parceiros comerciais.