O Programa Lagoas do Norte está financiando a implementação de bandas de música em duas escolas da região norte. O projeto tem o intuito de promover o enfrentamento da violência nessas instituições de ensino, além de despertar nos alunos novas perspectivas e formas de socialização.  Na área social, o programa vem desenvolvendo várias ações de prevenção da violência e de apoio e fortalecimento de questões relacionadas a gênero. Algumas dessas ações estão inseridas no projeto Paz na Escola.

O apoio do Programa Lagoas do Norte à ampliação do projeto Banda Escola não se resume ao financiamento para compra dos instrumentos musicais, mas também à realização de consultorias específicas. Essas consultorias têm a finalidade de monitorar e contribuir para o impacto dessa ação para a comunidade, para os jovens e suas famílias. Atualmente, as duas escolas contempladas são Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes e Escola Municipal José Nelson Carvalho, ambas com alunos de 1º ao 9º ano.

O projeto Banda Escola é executado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves no âmbito das unidades escolares do município. Ele promove espaços lúdicos e de criação, sobretudo para jovens e adolescentes que estejam passando por dificuldades na escola e na comunidade, oferecendo-lhes uma nova perspectiva, possibilidades de socialização e o potencial de iniciação profissional em uma carreira artística na área da música.

“Esse formato do projeto Banda Escola tem um diferencial, que é alcançar adolescentes e jovens que se encontram em situação de maior vulnerabilidade à violência. Os indicadores para identificar essa população específica serão realizados através de busca ativa de adolescentes e jovens com distorção de idade, casos de indisciplina, baixo rendimento e evasão escolar”, destaca Márcia Muniz, diretora geral do Programa Lagoas do Norte.

Ações sociais do Programa Lagoas do Norte

O PLN é formado por um conjunto de ações integradas que tem o propósito de solucionar adequadamente os problemas de urbanização, saneamento, drenagem, exclusão social e degradação ambiental que afligem boa parte da população residente no entorno das lagoas e canais situados na região de confluência dos rios Poti e Parnaíba.

Entre essas ações já realizadas com o financiamento direto do programa, destacam-se a elaboração e implantação do Plano Municipal de Prevenção da Violência (Vila Bairro Segurança), o Diagnóstico da Violência Contra a Mulher em Teresina e o apoio para a implementação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Além disso, vem financiando e prestando consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.