O Programa Lagoas do Norte lançou edital para contratação de uma consultoria que deverá desenvolver iniciativas para melhorar a competitividade em três clusters (saúde, moda e educação) e promover a capacitação das instituições envolvidas no programa Teresina Competitiva.

O cluster é uma estrutura formada por mais de uma empresa de uma mesma área com o objetivo de desenvolver mecanismos e estratégias de fomento ao setor. Essa forma de cooperação permite que pequenas e médias empresas consigam alcançar mercados de escalas maiores que, sozinhas, dificilmente conseguiriam. Entre as vantagens estão acesso a fornecedores, ao desenvolvimento de canais de informação, captação de mão-de-obra especializada, a construção de curvas de aprendizagem mais curtas e a produção e acesso à tecnologia.

A iniciativa do PLN partiu de um primeiro estudo que constatou a existência de diversos segmentos econômicos preponderantes na cidade. O objetivo é, através dessa consultoria, desenvolver os setores de saúde, moda e educação para que a cidade se torne referência nacional nessas áreas, fomentando o setor privado para que ele se fortaleça na promoção do desenvolvimento econômico.

Através dessa consultoria, o Programa Lagoas do Norte e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), parceira nesta iniciativa, terão inicialmente dados coletados em relação aos clusters de moda e saúde, duas áreas já consolidadas na cidade. A empresa deverá fazer levantamento de dados com a caracterização de cada área, realizar seminário de capacitação com as instituições e empresas envolvidas, propor iniciativas em cada área e organizar a sua implementação.

“Identificamos esses clusters como sendo alguns dos que mais geram renda e emprego na cidade. Porém, ainda não há a estruturação ideal desses setores. Então, estamos buscando identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada setor, fortalecendo-os e desenvolvendo estratégias de forma que Teresina se torne referência nacional e consiga atrair mais público. Com esse trabalho, o Programa Lagoas do Norte cumpre sua missão de promover desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população”, afirma Márcia Muniz, diretora geral do PLN.

Um dos aspectos trabalhados pelo Programa Lagoas do Norte é a melhoria da gestão municipal, o desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida da população. Por isso vem promovendo diversas ações e projetos em parceria com secretarias municipais e outras instituições. No Teresina Competitiva, o PLN conta com o apoio do Sebrae, Fiepi e Banco do Nordeste.