A campanha #MeninasOcupam trouxe para o Programa Lagoas do Norte a estudante Glória Maria, de 12 anos, para assumir simbolicamente o cargo de diretora geral do programa, nesta quarta-feira (30). Ela foi recebida no início da manhã na sede da Unidade de Gerenciamento do Programa, pela diretora geral Márcia Muniz e pelo diretor de Coordenação Leonardo Madeira.

O movimento integra uma iniciativa da ONG Plan Internacional, que promove capacitações e ações de empoderamento, envolvendo meninas que moram em comunidades vulneráveis. Em Teresina, uma lei estabeleceu que no dia 11 de outubro é comemorado o Dia da Menina. Neste ano, 22 meninas com idades entre 12 e 19 anos estão ocupando lugares de destaque como gestoras de secretarias do município, mídias (tv, rádio e digital influencer), gestores estaduais, além de funções como o de vereadora e deputada estadual. Em Teresina, a ação é executada em parceira com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países.

Glória Maria mora na zona rural leste e esse dia proporcionou que a garota conheça um pouco mais sobre a zona norte da capital. Márcia Muniz apresentou toda a estrutura e a equipe que trabalha no PLN. Cumprindo agenda junto com a diretora Márcia Muniz, Glória pode acompanhar uma reunião com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga Júnior, e em seguida ela conheceu a estrutura do Parque Lagoas do Norte, onde está situada a Unidade de Projetos Socioambientais.

“Eu faço parte do projeto Geração e sou muito grata porque ele é extremamente bom, porque ele nos ensina o empoderamento e a educação financeira. Isso me ajudou muito. Antes desse projeto eu não sabia praticamente nada sobre isso. O empoderamento é tudo. Antes eu era muito tímida, gastava o dinheiro e não pensava no futuro. Agora eu guardo dinheiro, economizo até energia”, afirma a estudante do ensino fundamental.

A diretora geral do PLN, Márcia Muniz, avalia que essa é uma iniciativa que proporciona uma mudança de comportamento para essas meninas. “Estamos gratos pela visita da Glória, principalmente porque o Lagoas do Norte é um programa que se preocupa e financia o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres de Teresina. A gente percebe que essas meninas encontram seu verdadeiro potencial após esse tipo de ação. Elas despertam para as possibilidades de futuro, de empoderamento, de construção de vida”, finaliza.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).