A campanha #MeninasOcupam trouxe para o Programa Lagoas do Norte a estudante Glória Maria, de 12 anos, para assumir simbolicamente o cargo de diretora geral do programa, nesta quarta-feira (30). Ela foi recebida no início da manhã na sede da Unidade de Gerenciamento do Programa, pela diretora geral Márcia Muniz e pelo diretor de Coordenação Leonardo Madeira.

O movimento integra uma iniciativa da ONG Plan Internacional, que promove capacitações e ações de empoderamento, envolvendo meninas que moram em comunidades vulneráveis. Em Teresina, uma lei estabeleceu que no dia 11 de outubro é comemorado o Dia da Menina. Neste ano, 22 meninas com idades entre 12 e 19 anos estão ocupando lugares de destaque como gestoras de secretarias do município, mídias (tv, rádio e digital influencer), gestores estaduais, além de funções como o de vereadora e deputada estadual. Em Teresina, a ação é executada em parceira com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países.

Glória Maria mora na zona rural leste e esse dia proporcionou que a garota conheça um pouco mais sobre a zona norte da capital. Márcia Muniz apresentou toda a estrutura e a equipe que trabalha no PLN. Cumprindo agenda junto com a diretora Márcia Muniz, Glória pode acompanhar uma reunião com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga Júnior, e em seguida ela conheceu a estrutura do Parque Lagoas do Norte, onde está situada a Unidade de Projetos Socioambientais.

“Eu faço parte do projeto Geração e sou muito grata porque ele é extremamente bom, porque ele nos ensina o empoderamento e a educação financeira. Isso me ajudou muito. Antes desse projeto eu não sabia praticamente nada sobre isso. O empoderamento é tudo. Antes eu era muito tímida, gastava o dinheiro e não pensava no futuro. Agora eu guardo dinheiro, economizo até energia”, afirma a estudante do ensino fundamental.

A diretora geral do PLN, Márcia Muniz, avalia que essa é uma iniciativa que proporciona uma mudança de comportamento para essas meninas. “Estamos gratos pela visita da Glória, principalmente porque o Lagoas do Norte é um programa que se preocupa e financia o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres de Teresina. A gente percebe que essas meninas encontram seu verdadeiro potencial após esse tipo de ação. Elas despertam para as possibilidades de futuro, de empoderamento, de construção de vida”, finaliza.