A 3ª edição do Passeio Ciclístico do Parque Lagoas do Norte aconteceu neste domingo (24) e mobilizou a comunidade no seu entorno para atividades recreativas de combate ao sedentarismo e prevenção ao diabetes.

Antes de percorrer os 13 km de passeio ciclístico, os participantes puderam auferir a taxa glicêmica, num teste rápido que foi oferecido à comunidade. Com o objetivo de passar uma mensagem contra o sedentarismo, o evento também promoveu uma palestra explicativa sobre a importância dos exercícios para a saúde da população e o combate a doenças silenciosas como o diabetes.

O passeio é fruto de uma parceria entre o Parque Lagoas do Norte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a Polícia Militar do Piauí, o Lions Club, o Sesc Piauí, as escolas no entorno do parque, clubes de escoteiros e o grupo de ciclistas Filhos do Sol.

“Nossa intenção é conscientizar cada vez mais sobre a importância da mudança de hábitos por parte das pessoas, diminuindo o sedentarismo. Isso eleva a qualidade de vida e previne problemas de saúde”, argumenta o coordenador do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Fernandes.

Os ciclistas se concentraram na administração do espaço às 7h, onde aconteceram os testes de glicemia, uma palestra sobre diabetes e um alongamento coletivo. Após o percurso, que visitou o Parque Encontro dos Rios, o bairro Mafrense e o Mercado do São Joaquim, eles retornaram à sede administrativa do parque, onde houve o sorteio de uma bicicleta com o objetivo de incentivar os participantes a adotarem os ensinamentos para o dia a dia.

A estudante Valcene Borges avaliou como positiva a iniciativa para a promoção de saúde na comunidade. “Eu acho um evento muito importante porque, com o teste da glicemia, a gente tem uma noção do diabetes, como está nossa saúde. Isso é um alerta à população para fazerem exames, para cuidarem mais da própria saúde. Isso é muito importante. É um evento diferenciado, todos precisamos cuidar melhor da nossa saúde”, comentou.

“Nós que fazemos parte do Lions Clube, estamos mais uma vez em parceria com a Prefeitura de Teresina, através do Programa Lagoas do Norte, com a finalidade de proporcionar mais uma atividade de lazer e também uma atividade física para a comunidade. Nós temos uma causa que defendemos em relação ao diabetes. Aqui nós estamos com nossa turma prestando esse serviço de teste de glicemia, fornecendo uma palestra para esclarecer como funciona a doença”, comenta José Wilson, presidente de Região do Lions Clube, sobre a parceria com o Parque Lagoas do Norte para realização do passeio ciclístico.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).