O prefeito Firmino Filho dedicou a manhã de sexta-feira (07) para visitar três obras do Programa Lagoas do Norte que estão em execução: Canal do Matadouro, Lagoa do Mazerine e residencial Parque Brasil. Segundo o prefeito, o Lagoas do Norte mostra sua importância para a cidade principalmente porque vem resolvendo com os problemas de alagamentos na região.

“O Lagoas do Norte continua sua caminhada, tem uma grande aprovação por parte da população e, independente da administração, eu tenho certeza que continua sendo um grande projeto para a cidade. É por causa dessas obras que, nessa época de chuvas, não estamos mais tendo que tirar famílias das casas alagadas, como era antigamente. Vi aqui uma moradora contar da sua felicidade por conta dessa obra do Canal do Matadouro”, disse o gestor.

O Canal do Matadouro é uma obra que já está em fase de urbanização. Anteriormente, já foram executados 3,4km de rede de esgotamento na vila Santo Afonso e mais de 400 ligações intradomiciliares. Além disso, a calha do canal foi alargada, permitindo uma maior capacidade de captar as águas da chuva. Agora com a urbanização, a área vai receber pista de caminhada, playgrounds, academia, iluminação pública, bancos e lixeiras de coleta seletiva. Estão sendo investidos mais de R$ 2,4 milhões.

O prefeito também visitou o início da obra de requalificação de quatro lagoas: Mazerine, Oleiros, Piçarreira e São Joaquim. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na requalificação da Lagoa do Mazerine, com implantação de tubos para drenagem, reforma total da quadra poliesportiva, construção de pista de caminhada e instalação de mini quadras de basquete, academia e playgrounds, além de quiosques com banheiros. Ao todo, o investimento é de mais de R$ 20 milhões.

“O maior propósito é fazer com que as lagoas sejam um ponto de lazer, permitindo que, no entorno da lagoa, tenhamos espaços para usos qualificados. Buscamos também fazer com que as pessoas tenham acesso a uma moradia, ou através do pagamento da indenização para que as famílias possam com comprar uma casa digna, ou, se ela escolher, um imóvel no residencial Parque Brasil, que tem 1.022 unidades e está sendo entregue em breve para a população”, explica o prefeito.

A visita finalizou no residencial Parque Brasil, cujas obras estão em fase final. O local será destinado especialmente a famílias que hoje vivem em condições insalubres e que estão cadastradas pelo Programa Lagoas do Norte. O projeto é inovador porque concentra equipamentos públicos e toda a infraestrutura necessária para que as famílias possam ter mais qualidade de vida.