A direção do Programa Lagoas do Norte decidiu, na manhã desta segunda-feira (16), pelo adiamento dos eventos públicos que estavam programados para acontecer no Parque Lagoas do Norte. A decisão tem como objetivo proteger a população e os funcionários do programa da disseminação do coronavírus, já considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

Estavam programados para acontecer até o fim de abril o 1º Salão Kids, a Paixão de Cristo, durante as comemorações da Samana Santa, e o Justiça Itinerante, com a prestação de serviços em parceria com o Tribunal de Justiça.

Segundo a diretora do programa, Márcia Muniz, a Prefeitura tem uma legislação já sancionada com protocolo estabelecido para atendimento de pacientes com suspeita da doença. “Tomamos essa decisão de forma preventiva, buscando colaborar com as orientações que vem sendo dadas em nível nacional e municipal”, afirma.

A Fundação Municipal de Saúde orienta que a população deve ficar em alerta para as medidas de prevenção, que incluem higienizar mãos com água e sabão ou com álcool em gel; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; não tocar nos olhos, nariz e boca com mãos sujas e manter cartão de vacina atualizado. Já no ambiente hospitalar, se tiver algum caso suspeito, a equipe deve usar os equipamentos de proteção individual, preconizados pelo Ministério da Saúde.