O Programa Lagoas do Norte vem adaptando seus procedimentos de teletrabalho e de atendimento à população, um desafio em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Durante toda essa semana, o programa e representantes e consultores do Banco Mundial que acompanham o planejamento e execução de obras e ações do PLN reuniram-se na primeira missão virtual de acompanhamento.

As missões, que costumavam ser realizadas de forma presencial, com visitas in loco dos membros da instituição que financia o PLN, desta vez ocorreu em ambiente virtual, com reuniões diárias através de plataforma on-line. “O momento de pandemia e isolamento social exige de todos sabedoria e criatividade para que os serviços públicos sejam continuados”, afirma Leonardo Madeira, diretor de coordenação do PLN.

Um dos principais assuntos tratados nessa missão é a formatação de um modelo de atendimento à população dos 13 bairros de atuação do programa. Com a necessidade de isolamento social e a realidade vivenciada por países que já passaram pelo pico da pandemia, o Lagoas do Norte entende que há a necessidade de adaptação dos formatos de comunicação com as comunidades e de atendimento aos beneficiários.

“Nosso novo desafio é formatar esse atendimento dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde, OMS e pela Prefeitura de Teresina. Temos visto que muitos países, mesmo com a diminuição de casos de covid, tem mantido regras de isolamento. Isso nos alerta que precisamos nos adaptar ao novo normal para que continuemos o atendimento às famílias, utilizando ferramentas com as quais elas já tem familiaridade, como algumas redes sociais”, explica Márcia Muniz, diretora geral do Programa.